Casa de España Sorocaba > Hitória da Imigração

História da Imigração

Imigração Espanhola em Sorocaba

Madrugada fria.
Um rumor de vozes um tropel de mulas indicavam que o pequeno povoado despertará mais cedo velhos bem agasalhados, gorros e bonés, homens carregando pesados sacos nas costas, mulheres com crianças no colo, animais cargueiros levando alimentos, malas e miudezas.
Era a despedida dos espanhóis que partiam para a América. O clima era sombrio, as palavras saiam tristes, comovidas, quase um choro.

Pessoas humildes, camponeses na sua grande maioria.
Era assim que começava  a saga desse povo em busca de uma vida melhor  e que não imaginavam o papel que iriam ter na construção do Brasil escrevendo uma das mais bonitas páginas da história deste país e especialmente de nossa cidade.

Imigraram da Espanha para o Brasil nos últimos 125 anos mais de 700 mil Espanhóis.
O povo espanhol é o terceiro maior contingente de imigrantes que veio para o Brasil, ficando atrás apenas dos portugueses e italianos.

A grande imigração espanhola teve início mais precisamente a partir de 1882 devido ao agravamento  das condições sócio econômicas  em diversos países europeus incluindo a Espanha e ao mesmo tempo a política brasileira de substituição de mão de obra escrava passando a subsidiar as viagens de todo imigrante que quisesse trabalhar na agricultura.

Os espanhóis começaram a chegar em Sorocaba por volta de 1885. A primeira presença documentada é de Antônio Rodrigues, que chegou nesse ano, empregando-se na fazenda do Coronel José Prestes de Barros; terras que mais tarde iriam dar origem ao bairro do Além Ponte. Com o passar do tempo a colônia se tornou bastante expressiva superando a de portugueses e  alemães e italianos.
A colônia se radicou no já constituído bairro do Além Ponte.
Ao longo da Rua dos Morros (atual Av. Coronel Nogueira Padilha) constituiram um forte comércio, associações, teatros, até arena de touros.
Tiveram uma participação importante na economia local e nacional plantando e exportando laranja e mais tarde, cultivando cebola e batata inglesa.

Para se ter uma idéia  em 1930 a colônia espanhola era composta por 12mil membros  e hoje representa a maior colônia estrangeira de Sorocaba e do estado de São Paulo.